Dicas de Manutenção



MANUTENÇÃO TÉCNICA
1) Manutenção a cada turno:

a) Verifique e aperte todos os parafusos e porcas. Em especial, faça inspeção e apertos 
     freqüentes nos parafusos que fixam o chassis na caixa de engrenagem principal, bem como 
     nas facas da enxada rotativa, rodas de direção, caixa de transmissão e o braço de suporte 
     com as carcaças do eixo de transmissão do cultivador, quadro do guidão com a cobertura 
     da caixa de engrenagem de direção, etc.
b) Reapertar as porcas do cabeçote após 10 horas de uso.
c) Limpe a lama, poeira e manchas de óleo do microtrator. Inspecione para localizar 
    vazamentos de óleo.
d) Lubrifique o equipamento de acordo com o Quadro de Lubrificação.
e) Caso esteja trabalhando em ambiente de muito pó, limpe o elemento do filtro de ar e troque 
    o óleo (SAE 15W-40 ou 20W-40).
2) Manutenção de primeira classe (após cada 100 horas de operação)

a) Realize a mesma manutenção de cada turno.
b) Cheque e ajuste a tensão da corrente da transmissão da enxada rotativa.    
c) Verifique e ajuste a tensão da correia V.
d) Verifique e ajuste o espaçamento entre os cabeçotes da alavanca de ajuste da embreagem 
    e rolamentos.
e) Cheque e ajuste o sistema de freio.
f ) Verifique se o furo de respiro do plugue de óleo está livre de quaisquer sujeiras.

g) Verifique a pressão dos pneus.
h) Lubrifique a máquina de acordo com o Quadro de Lubrificação
i ) Limpe o elemento do filtro de ar e troque o óleo (SAE 15W-40 ou 20W-40).
3) Manutenção de segunda classe (após cada 500 horas de operação)

a) Realize os mesmos procedimentos da manutenção de primeira classe.
b) Lave a caixa de engrenagem e renove o lubrificante.
c) Lubrifique a máquina de acordo com o Quadro de Lubrificação.
4) Revisão após cada 1500-2000 horas de operação

a) Desmonte e lave as engrenagens, correntes, rolamentos, retentores de óleo da caixa de 
    transmissão, caixa de engrenagem de direção principal, transmissão final, enxada rotativa, 
    etc.
b) Verifique as condições de desgaste das engrenagens, correntes, rolamentos e retentores 
    de óleo. Troque-os se necessário.
c) Verifique a segurança das molas da engrenagem dos garfos da transmissão e do sistema 
    de direção. Troque-os se necessário.
d) Cheque e ajuste a exatidão de todos os mecanismos de controle.
e) Verifique as condições de desgaste das correias-V, disco de fricção da embreagem, anéis 
    de freio, garfos da transmissão, pneus e outras peças. Substitua-os por novos, se for 
    verificado desgaste excessivo.



Pontos a serem observados nas lubrificações:

a) As entradas de óleo assim como as ferramentas de lubrificação devem ser mantidas 
    completamente limpas e livre de poeiras, lama e sujeiras.

b) Para a troca de óleo da engrenagem na caixa de engrenagem de direção principal, caixa de 
    transmissão final direita e esquerda, esvazie o óleo enquanto ainda estiver quente após a 
    parada. Complete as caixas com um pouco de óleo diesel e funcione o trator na segunda 
    marcha por 2-3 minutos para limpeza. Então esvazie o óleo e complete as caixas com óleo 
    de engrenagem novo.

c) Lubrificantes recomendados:
    Óleo de motor: óleo T8 (SY 1152-60)  Sae 15W-40 / 20W - 40
    Óleo de engrenagem: óleo de transmissão de tratores N68  Sae 90
    Graxa: graxa à base de cálcio (SYB1401-60) ou outro tipo de graxa para motores automotivos